Skema > Todas os noticias > skema lanca transitions week um evento inovador para responsabilidade ecologica e social

SKEMA lança Transitions Week: um evento inovador para responsabilidade ecológica e social

Publicado em 08 de março de 2024

Na busca dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU, de 11 a 16 de março, a SKEMA Business School organiza a primeira edição da Transitions Week, um grande evento dedicado à sensibilização e à ação para a transição ecológica e social. Esta semana faz parte do plano de Transições 3-D da escola, que visa promover o desenvolvimento sustentável e o envolvimento responsável entre toda a comunidade SKEMA (ex-alunos, alunos, professores e funcionários).

​A comunidade SKEMA está se preparando para organizar a Transitions Week em seus campi, de 11 a 16 de março. Esta semana, dedicada ao desenvolvimento sustentável, começa na segunda-feira, 11 de março, com o discurso de abertura de Isabelle Jauny, diretora da SKEMA Transitions, transmitido para todos os campi, marcando o lançamento oficial das atividades. Esta introdução apresentará a agenda completa da semana e destacará a importância crucial do compromisso individual e coletivo com a transição ecológica. “Desde o seu lançamento em março de 2022, a SKEMA Transitions acolheu e promoveu o compromisso e as iniciativas de todas as partes interessadas em termos de desenvolvimento sustentável e gestão responsável”, explica Isabelle Jauny, diretora da SKEMA Transitions.

SKEMA Impact Career Fair

Ao longo da semana, os alunos são convidados para a SKEMA Impact Career Fair online, realizada de 11 a 15 de março de 2024. Este evento, cuidadosamente orquestrado pela equipe Talent & Careers em colaboração com o SKEMA Alumni Transition Club, é uma oportunidade única para estudantes de todos os cursos para descobrir uma variedade de estágios, programas de estudo e trabalho e ofertas de emprego diretamente relacionadas a valores ambientais e projetos de Responsabilidade Social Corporativa.

Este fórum destaca empresas comprometidas com o impacto social e ecológico, permitindo assim que os alunos orientem as suas carreiras para caminhos significativos e alinhem as suas aspirações profissionais com as suas convicções pessoais.

Alimentação responsável

As equipes de transição para alimentação responsável em cada campus também estão ativas. Na segunda-feira, 11 de março, uma conferência online, das 11h45 às 12h15, terá como foco os biorresíduos e as obrigações decorrentes da Lei Antirresíduos para uma economia circular. Nos dias 11 e 12 de março, em Lille e Sophia Antipolis, serão montados stands de sensibilização sobre gestão de resíduos e alimentação responsável, com a participação de parceiros e associações locais empenhadas na promoção de um consumo mais consciente e sustentável. Na quinta-feira, 14 de março, será realizado o Grande Mercado em Paris, seguido de um evento na cobertura ao redor do jardim com Culturas nas Cidades.

Duas conferências sobre transição ecológica

O SKEMA Alumni Transitions Club está organizando duas conferências no campus Grand Paris: no dia 11 de março, das 19h30 às 21h, com Fabrice Bonnifet, figura líder em desenvolvimento sustentável corporativo (diretor de desenvolvimento sustentável e QSE no Bouygues Group e presidente do College of Sustainable Development Directors, C3D). O tema da conferência é “Como integrar de forma eficaz as fronteiras planetárias nos modelos de empresas sustentáveis e desejáveis de amanhã?” e será seguido por uma sessão de perguntas e respostas. No dia 14 de março, das 18h30 às 20h00, poderá assistir a uma conferência sobre "Alterações climáticas: Como irão afetar a sua carreira?" liderado por Daphné Dumoutet e Paul Tamet, voluntários do Shift Project.

Corpo docente e pesquisa

Como parte do evento Transitions Week, um desafio intitulado "The Week" acontecerá no campus Grand Paris, oferecendo três sessões dinâmicas de 1,5 horas para alunos de mestrado em gestão de projetos e programas, mas também aberto a todos os alunos. Estas sessões decorrerão na segunda-feira, 11 de março, das 16h45 às 18h15, pouco antes do discurso de abertura da semana das transições, depois na quarta-feira das 11h30 às 13h00 e na quinta-feira das 9h45. às 11h45. Uma opção de participação online estará disponível para aqueles que não puderem comparecer fisicamente.

Além disso, na quinta-feira, 14 de março, das 12h00 às 13h30, uma conferência em inglês sobre "Pesquisa de IA para mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental" será conduzida pelo  SKEMA Centre for Artificial Intelligence (SCAI)​, dirigido por Margherita Pagani . O tema principal deste encontro é o impacto da inteligência artificial na sustentabilidade ambiental. A professora Claire Monteleoni (diretora de pesquisa do INRIA Paris) e Boris Ruf (cientista de dados sênior da AXA) também participarão. Esta conferência, aberta a todos, reunirá também empresas especializadas em IA e desenvolvimento sustentável.​

Associações estudantis mobilizadas

Esta Transitions Week é sobretudo o resultado do trabalho da nossa associação HOPE, que coordenou todas as ações propostas pelas associações de estudantes durante esta semana. Em Sophia Antipolis, no dia 13 de março, das 13h00 às 16h00, será organizado um stand de cálculo da pegada ecológica pela associação ENACTUS e HOPE, destacando a importância da sensibilização individual para as questões ambientais.

No campus de Lille, está prevista para terça-feira, 12 de março, uma noite dedicada à sensibilização sobre as deficiências mentais, com uma conferência da associação Perceneige. Além dis​so, os campi serão animados por fóruns associativos, oferecendo workshops práticos e conferências sobre diversos temas como gestão da eco-ansiedade, ou confecção de papel semente, com a participação ativa de associações como Crocus and Poppies, Esperanza e Cheer'Up.